Twitter

Twitter é uma rede social na qual é possível postar mensagens com até 140 caracteres, incluindo letras e emoticons (emoji) para Twitter, que podem ser visualizadas por pessoas de todo o mundo. A rede de microblogs é umas mais populares da atualidade. O serviço pode acessado usando um navegador web ou através de aplicativos clientes, basta fazer o login do Twitter com sua conta, em diversos sistemas operacionais mobile e desktop: Windows, Mac OS, Android, iOS, Windows Phone, BlackBerry e para aparelhos da Nokia.

Desde sua criação, em 2006, a interface do Twitter recebeu uma série de mudanças. A mais significativa foi a adesão da timeline, com foto de capa no perfil, nas versões web e nos apps para Android e iOS. Apesar disso, as alterações foram gradativas, fazendo com que o uso continue amigável. Outra alteração foi a inclusão de um botão de likes, semelhante ao do Facebook.

Para começar a usar o Twitter, é necessario criar uma conta e, em seguida, já é possível postar mensagens (tuitar e retuitar), seguir pessoas e também ser seguido por outros usuários, que serão seus "seguidores". Ao abrir a tela do aplicativo ou a página do Twitter, você visualiza os conteúdos postados por quem você segue (follow). Essa característica é o ponto forte da rede, que é bastante utilizada por artistas para criar uma ligação com seus fãs. Empresas, blogueiros e outros indivíduos com presença no mundo real e na web também se utilizam dela para interagir.


Recursos

No Twitter, tudo se baseia no envio de mensagens de até 140 caracteres, seja para postar, responder ou replicar (retuitar). Assim como no Facebook, o microblog também permite “Curtir” uma postagem além de compartilhá-la por e-mail, incorporá ou até mesmo denunciar, caso ache que p conteúdo seja inadequado.

A rede também conta com o recurso de envio de mensagens diretas(Direct Messages). Antigamente, essa era a única forma privada de se comunicar com as pessoas no Twitter e para mandar uma DM, era necessário que seguir a pessoa e e ser seguida por ela. Mas isso mudou e agora é possível mandar mensagens diretas para qualquer um na rede social. Mas não precisa se preocupar em receber textos indesejados: é você quem vai escolher se libera que desconhecidos te mandem DMs, através de uma alteração nas suas configurações da sua conta.

O Twitter permite que terceiros desenvolvam aplicativos para trabalhar com a rede. Isso abre espaço para clientes com interface melhores que as oficiais ou até com novas funcionalidades, como o agendamento de posts, que depois de aparecer em aplicativos como o Future Tweets, Twuffer e LaterBro, foi adotado nativamente pela rede de microblogs. Entretanto, a função só pode ser usada por meio do Twitter Ads, a plataforma de gerenciamento utilizada por empresas para fazer posts pagos e anúncios.


Hashtags e Trending Topics

O Twitter foi pioneiro no uso de hashtags, única palavra ou uma frase sem espaços, precedida por “#, como uma maneira de classificar ou adicionar contexto a um tweet em particular. Quando digitadas, as hashtags viram hiperlinks dentro da rede e passam a ser indexáveis pelos mecanismos de busca da web. Com isso, usuários podem clicar sobre elas ou buscá-las em mecanismos como o Google passando a ter acesso a todos que participaram da discussão. O recurso fez tanto sucesso que, atualmente, vem sendo utilizado em outras redes sociais, como o Instagram e o Facebook.

Uma consequência direta da importância das hashtags é a opção Trending Topics, que fica na barra lateral do microblog e exibe as mais usadas na rede. A funcionalidade é usada como base para os usuários participarem das grandes discussões e manifestações no Twitter. Ele normalmente fica bem visível no site do Twitter e pode ser ajustada: clique no link “Alterar” depois de “Assuntos do Momento” e escolha a região que você deseja ver os assuntos mais falados do momento.

Depois se quiser ver quem mais está falando do assunto, use o mecanismo de busca do Twitter ou use um serviço de busca de terceiros para encontrar todos os tweets contendo uma hashtag específica.


Integração com o Vine

O Vine é uma plataforma que permite a publicação de vídeos, que se são bem parecidos com Gifs animados, pois ficam se reproduzindo continuamente e são limitados a não mais do que 6 segundos de duração. O Twitter suporta os vídeos dessa rede, que podem ser incorporados aos sues tweets, agregando valor aos seus posts. Para ativar a integração, basta seguir esse tutorial do TechTudo.


Twitter para dispositivos móveis

Os dispositivos móveis têm sido um dos principais meios de acesso ao Twitter, seja usando a versão móvel do site, algum aplicativo oficial da rede ou de terceiros. Por conta dessa importância existem, oficialmente, programas para as plataformas Android, iOS, Windows Phone, BlackBerry e Nokia.




Twitter Twitter Reviewed by Hg Admin on 14:58 Rating: 5

Nenhum comentário