Ford trabalha em um novo SUV para rivalizar com Jeep Compass

Um crossover intermediário entre EcoSport e Kuga/Escape, agora surge uma nova informação sobre um produto da marca americana nessa posição. Segundo o site indiano CarWale, fontes da marca teriam confirmado o desenvolvimento de um utilitário esportivo baseado na plataforma do Kuga, mas com a missão de ficar abaixo deste e bater de frente com o Jeep Compass.

A manobra toda envolve especialmente a entrada no mercado indiano, onde o Ford Kuga não atenderia completamente o propósito da marca, que é oferecer um produto mais barato que seu SUV de porte médio tradicional, exatamente o que faz a FCA com o Jeep Compass em relação ao Cherokee, que é o concorrente direto de seu atual crossover médio, conhecido nos EUA como Escape. Porém, na Índia, modelo acima é o Endeavor, um SUV bem maior e derivado da Ranger.

Além disso, o projeto desse novo SUV envolve também brigar com os crossovers compactos já presentes na Índia, em especial o bem-sucedido Hyundai Creta. Segundo o site, a dupla emplaca 10 mil unidades por mês, sendo 8 mil do sul-coreano e 2 mil do americano. A Maruti Suzuki também estaria preparando um modelo nessa faixa para aproveitar a demanda reprimida. Com o EcoSport, a Ford não pode ter o mesmo nível de competição.

Por lá, comenta-se que a nomenclatura Escape – usada nos EUA – pode ser utilizada para este novo produto e que o tamanho pode ficar entre de 4,30 m e 4,40 m, exatamente no mesmo porte que Honda HR-V, Nissan Kicks, Renault Captur, Renault Duster, Skoda Karoq, entre outros. Com exceção do primeiro, todos os demais têm ou terão participação no mercado local. Espera-se que o novo produto seja apresentado ainda este ano no mercado indiano e com potencial para atingir todo a região asiática.

Global? Apesar de a Ford ter abandonado o “One Ford”, a globalização da marca continua e esse novo utilitário esportivo pode render bem mais do que uma presença no mercado indiano. Como já dito, existe uma demanda por SUVs e a marca tem uma lacuna para preencher entre EcoSport e Kuga. Se a base for mesmo deste último, que compartilha a mesma com o Focus, este produto pode ser produzido então na China e também na Europa. E mais, o mesmo também poderia ser feito na Argentina e EUA.

Neste dois últimos, o primeiro caso envolveria uma missão ainda maior. Apesar de o Kuga ser vendido no país vizinho, acima do EcoSport no Brasil só existe o enorme e caro Edge. A Ford aqui disputa mercado de fato apenas com o SUV feito na Bahia, obviamente limitado diante de players como o Jeep Compass, líder em vendas no ano passado. Com algo acima do atual utilitário esportivo, a marca poderia até evitar a importação do Kuga/Escape, utilizando um produto feito na Argentina, deixando apenas o Edge acima.

Nos EUA, a produção deste novo SUV seria igualmente rentável, especialmente se utilizar um nome forte, como Fusion, por exemplo. Ele seria feito na mesma planta do Escape e reforçaria o portfólio da Ford num mercado cada vez mais dominado pelos utilitários esportivos. Mas, isso provavelmente ocorreria somente após alguns anos do lançamento na Índia, talvez até para aproveitar a nova geração do Escape.
Ford trabalha em um novo SUV para rivalizar com Jeep Compass Ford trabalha em um novo SUV para rivalizar com Jeep Compass Reviewed by Hg Admin on 21:25 Rating: 5

Nenhum comentário