Carros elétricos têm aumento de 55% em apenas um ano

A frota de carros elétricos cresceu 55% em apenas um ano! Atualmente, estima-se que o mercado mundial tenha absorvido 3,2 milhões de automóveis movidos por energia, um número bastante considerável diante do custo mais alto desse tipo de veículo. A estimativa foi feita pelo Centro de Pesquisa em Energia Solar e Hidrogênio de Baden-Württemberg, estado da Alemanha.

Segundo a pesquisa, o mercado chinês foi o grande impulsionador do crescimento rápido da frota de carros elétricos com a BYD e a BAIC liderando as vendas por lá. No ranking global, além das duas montadoras chinesas, que naturalmente seguiram como líderes. A Tesla apareceu em terceiro nas vendas, seguida pela BMW e Volkswagen.

No ano passado, a China consumiu 579 mil veículos com baterias, elevando a frota nacional para 1,2 milhão. Nos EUA, o volume subiu para 750 mil ante 195 mil. Na Alemanha, país que incentiva muito o diesel e a gasolina, os elétricos cresceram pouco no ano passado, passando de 54 mil para 92 mil. Nesse ritmo de crescimento verificado em 2017, a pesquisa aponta que o mercado mundial de carros elétricos será de 5 milhões de unidades/ano em 2025

A Índia ainda não aparece como um mercado para esse tipo de veículo, mas a intenção do governo é tornar-se totalmente eletrificado em 2030, seguindo os passos de países como Noruega e Holanda, que anteciparão a exclusividade de comércio para carros elétricos. Outros países com mercados consolidados apontam para 2040 como fim das vendas de carros a gasolina e diesel.

Nesse ambiente, o Brasil ainda engatinha e muito se defende a introdução inicial do híbrido abastecido com etanol como forma de manter a matriz energética exclusivamente nacional pelos próximos anos. Por ora, embora a infraestrutura ainda esteja em atraso com relação ao crescimento das vendas de carros elétricos, os mercados principais já se preparam para a mudança, não sendo tão acentuado no caso americano, devido ao relaxamento esperado nas metas de redução de consumo e emissão.

Outro ponto importante para dar suporte ao carro elétrico é a produção de baterias. A Europa necessita de 10 Gigafactories como a da Tesla para atender a demanda continental por veículos desse segmento. Isso permitirá um crescimento sustentável do mercado, levando-se em consideração também a mudança de investimento dos fabricantes europeus ou instalados na região, que reduzirão gradativamente suas gamas de carros a gasolina e, em especial, diesel para que a lacuna seja preenchida por carros elétricos e híbridos plug-in, este último como forma de manter os combustíveis atuais por mais tempo.

fonte: noticiasautomotivas
Carros elétricos têm aumento de 55% em apenas um ano Carros elétricos têm aumento de 55% em apenas um ano Reviewed by Hg Admin on 21:19 Rating: 5

Nenhum comentário